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Qual a diferença entre ser Fornecedor ou Vendedor na Amazon?

diferença entre fornecedor e vendedor na Amazon (vendor vs seller)

Ao vender os seus produtos na Amazon, poderá fazê-lo, eventualmente, de duas formas: ser vendedor ou fornecedor dos seus produtos. Poderá registar-se na plataforma da Amazon como vendedor, oferecendo os seus produtos aos compradores que visitam a Amazon, ou ser convidado pela Amazon para ser um vendedor na sua plataforma. Ambos têm prós e contras.

Neste artigo iremos analisar as vantagens e desvantagens em ser um fornecedor ou um vendedor na Amazon, para que possa decidir o que é melhor para o seu negócio, caso a Amazon um dia lhe faça o convite para ser seu fornecedor.

vantagens e desvantagens entre vendor e seller na Amazon
1. Fornecedor vs. Vendedor da Amazon

Os vendedores da Amazon têm a possibilidade de comercializar os seus produtos para milhões de utilizadores na maior plataforma de retalho de comércio eletrónico do mundo. Esta é a forma de vender diretamente ao consumidor, seja ele B2C ou B2B, enquanto que se pretender vender os seus produtos por grosso, deverá fazer parte do programa Amazon Vendor, onde a Amazon compra os seus produtos e revende-os na sua plataforma.

1.1. Visão geral da Amazon Vendor Central (Fornecedor)

Os membros que fazem parte do programa “Amazon Vendor” são fornecedores grossistas da Amazon. Para ser membro é necessário que a Amazon faça esse convite, pois não existe a possibilidade de inscrever-se nesse programa. Se a sua empresa tem interesse em tornar-se um fornecedor deverá contactar o seu representante da Amazon ou através da Seller Central (se já tiver uma conta de vendedor) para obter a aplicação necessária e solicitar um convite.

A grande vantagem em ser um fornecedor, face a um vendedor, reside na ausência da gestão do stock e do serviço de apoio ao cliente. Ao ser um fornecedor, poderá negociar quanto é que a Amazon lhe irá pagar mas não irá poder controlar o preço de venda dos seus produtos, uma vez que a Amazon passa a ter esse poder.

1.2. Visão geral da Amazon Seller Central (Vendedor)

Um vendedor da Amazon é uma empresa ou um indivíduo que vende os seus produtos diretamente aos consumidores na plataforma de retalho da Amazon. Este modelo é mais comum do que o modelo de fornecedor porque não precisa de um convite para ser vendedor. Basta aceder à página da Amazon e, em rodapé, clicar na opção “Vender na Amazon”. Depois é seguir os passos e fazer o seu registo como vendedor.

Ao registar-se, poderá optar por uma conta Individual ou Profissional. Se optar pela primeira, terá um custo de 0,99 euros por cada artigo vendido. Se vender mais de 40 artigos por mês, então deverá escolher a conta Profissional, onde paga 39,00 euros por mês, mais taxas associadas às vendas.

2. Comparação entre um fornecedor e um vendedor na Amazon
 FORNECEDORVENDEDOR
Relação com a AmazonGrossitaRetalhista
PlataformaVendor CentralSeller Central
Controlo do PreçoAmazon define o preçoVendedor define o preço
Suporte pela AmazonMuito limitadoBom
Custos 4-10% + Marketing8-15% + FBA + Marketing 
Margem de LucroBaixaMédia
Gestão do inventárioAmazonVendedor
Pagamentos60 dias14 dias
Apoio ao ClienteAmazonVendedor (FBA: parcial)

vender na amazon como vendor ou seller
3. Principais diferenças entre fornecedores e vendedores na Amazon

Vejamos em mais detalhe as diferenças entre ser um fornecedor ou um vendedor na Amazon.

3.1. Relacionamento e Plataformas

Ao vender os seus produtos na Amazon, irá vendê-los numa posição de:
● Fornecedor
● Vendedor

Se se tornar um fornecedor, irá utilizar o Vendor Central da Amazon enquanto fabricante ou distribuidor. Irá vender os seus produtos a grosso diretamente à Amazon, e esta irá vendê-los sob a sua marca aos clientes. Na página do seu produto irá constar o nome da sua marca e que é vendido pela Amazon.

Se se tornar um vendedor, utilizará a Seller Central da Amazon. Ao criar a lista dos seus produtos terá a opção de escolher o método de venda preferido, i.e., FBM (Fulfillment by Merchant) ou FBA (Fulfillment by Amazon). Esta última opção permite que a Amazon trate de todos os seus envios, entregas e devoluções, enquanto lida com outras tarefas do seu negócio. Se optar pelo FBM será responsável por todas estas tarefas.

3.2. Preço

Se o seu objetivo consiste em definir e controlar os preços mínimos ou máximos dos seus produtos, assumindo total controlo dos mesmos, então o Seller Central funciona melhor, ou seja, deverá ser um vendedor e não um fornecedor.

A Amazon afirma que honra qualquer pedido de MAP (Preço Mínimo Anunciado), no entanto, muitos fornecedores já se queixaram que a Amazon raramente o faz. Lembre-se que a Amazon promete aos seus clientes o preço mais baixo e fará de tudo para igualar o melhor preço. Assim sendo, se alguém informar à Amazon que existe um preço melhor e mais barato noutra plataforma, esta acabará por baixar o seu preço. Além disso, será difícil convencer a Amazon a aumentar novamente o preço, mesmo se tiver subido esse preço noutra plataforma.

No caso do Seller Central a situação é diferente. Um vendedor pode definir o preço de um produto como quiser, pois tem total liberdade para controlar os preços, de acordo com a sua estratégia.

3.3. Suporte

Se pretender ter o apoio da Amazon sempre que alguma coisa corra mal, então o Seller Central é o caminho a seguir. Apesar do apoio ao vendedor não ser o melhor, no que diz respeito ao Vendor Central, é improvável que obtenha qualquer apoio da Amazon, a menos que a sua marca seja muito popular ou que esteja a pagar muito dinheiro à Amazon.

Na Vendor Central o apoio é praticamente nulo, além de que obtém menos flexibilidade em poder atualizar as suas listas de produtos, i.e., alterar os títulos, bullet points, descrições, imagens, etc.

3.4. Custo

Como já deve imaginar, a Amazon tem como finalidade ganhar dinheiro, e por isso vai tentar obter a melhor margem de lucro possível para ela própria.

A Amazon irá negociar com a sua empresa o melhor preço de venda que conseguir, para vender os seus produtos, e por isso deverá estar bem preparado para essa negociação. A Amazon lida com centenas de fornecedores todos os dias e portanto, sabe como negociar preços baixos.

Além da negociação de preços, podem solicitar um pagamento entre 4-10% para cobrir os “custos de alocação”. E não se surpreenda se a Amazon negociar consigo novamente para obter um preço melhor, caso as suas vendas aumentem. Em contrapartida, se optar pelo Seller Central, terá de pagar uma taxa padrão que varia entre 8-15% sobre o preço de cada artigo vendido. Se optar pelo FBA, terá mais algumas taxas associadas ao serviço de empacotamento, envio e devolução.

pros e contras em vender na amazon como fornecedor e vendedor

3.5. Margem de Lucro

Como já foi referido, a Amazon irá negociar com os fornecedores de modo a que as suas margens de lucro aumentem. Ao optar por vender na Amazon como fornecedor, pode esperar apenas margens de venda a grosso. Por outro lado, se optar por vender os seus produtos enquanto vendedor, obterá margens de lucro para o mercado de retalho. Portanto, este aspeto é algo que deverá analisar antes de decidir entre ser fornecedor ou vendedor.

Também deverá ter em atenção que caso não cumpra com as regras da Amazon (prazos, quantidades, preços), esta poderá procurar um outro fornecedor que ofereça melhores preços que os seus. Quando isto acontece, os seus lucros na Amazon rapidamente vão a zero, ao passo que se for vendedor terá controlo total sobre os preços, prazos de fabrico e quantidades a serem enviadas. Continuará a ter margens de lucro decentes e, ao mesmo tempo, manterá uma vantagem competitiva sobre a sua concorrência.

3.6. Disponibilidade de Stock

Se pretender tornar-se um fornecedor da Amazon, não se surpreenda se a Amazon vender todos os seus produtos e, de repente, informar-lhe que o seu stock está indisponível. A Amazon pode enviar esta mensagem sem um alerta prévio de que o seu stock está reduzido. Esta situação leva a perda de potenciais vendas que poderiam ocorrer se o stock tivesse sido resposto.

Com o Seller Central terá um melhor controlo do seu stock, seja por FBM ou FBA. Poderá armazená-lo nos seus armazéns ou nos centros de distribuição da Amazon, onde haverá um custo adicional para armazená-los, dependendo do espaço que utiliza.

3.7. Pagamento

Geralmente a Amazon efetua o pagamento entre 30-90 dias, sendo 60 dias o mais comum. Caso o fornecedor queira receber o pagamento de forma mais rápida, terá que efetuar um desconto à Amazon, normalmente de 2%.

No caso do vendedores, que usam a Seller Central, estes são pagos uma vez a cada 7 a 14 dias, existindo também um desconto caso pretenda receber o pagamento de forma mais rápida. Todoso estes pagamentos são realizados após a subtração da comissão de vendas e outras taxas do FBA.

3.8. Serviço de Apoio ao Cliente

Este é o ponto em que o Vendor Central de facto ganha o Seller Central. Isto porque a Amazon trata de todos os aspetos em termos de suporte, incluindo até problemas associados à fraude.

 Os utilizadores do Seller Central podem utilizar o FBA (Fulfilled By Amazon) para que a Amazon tratar do serviço ao cliente, no entanto, o vendedor continua a ser responsável por responder aos clientes que coloquem questões ou que alegam ter recebido produtos falsificados ou contrafeitos. Os vendedores que tenham uma marca registada na Amazon, através do programa Amazon Brand Registry, têm mais facilidade em resolver assuntos relacionados com falsificação, por isso é recomendável fazê-lo sempre que possível.

vender na amazon
4. Conclusões

Se é um fabricante ou distribuidor que vende produtos de baixo valor (inferior a 10€) e com muitas vendas mensais, mas que não quer despender tempo em lidar com a logistica, gestão de stock e apoio ao cliente, então o Vendor Central poderá ser a melhor opção para si. No entanto, não se esqueça que irá perder o controlo em definir o preço dos seus produtos, os pagamentos serão muito mais morosos, terá que cumprir com os requisitos da Amazon e a sua margem de lucro será menor uma vez que a Amazon irá “fazer tudo por si”.

Por outro lado, se pretender ter todo o controlo do seu negócio na Amazon, seja o preço dos seus produtos, gerir a imagem da sua marca, alterar as listas de produtos, definir as quantidades a enviar e planear o seu próprio marketing, então ser vendedor será a melhor opção. Se o seu objetivo é escalar o seu negócio então opte pelo FBA (Fulfillment by Amazon) pois vai poupar imenso tempo na logísticam embalamento e envios, ter menos preocupações com devoluções e reembolsos, além de outras vantagens incluidas no FBA como é o caso do serviço Prime.

Para as empresas e empreendedores que prefiram o modelo de vendedor mas que não têm conhecimento suficiente ou tempo para executar todas as tarefas associadas à gestão do seu negócio na Amazon, a Amazing Boost oferece serviços personalizados para gerir parte ou a totalidade do negócio dos mesmos.
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