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FBA vs. FBM: Qual o Melhor Modelo para Vender na Amazon?

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Quando toma a decisão de vender produtos na Amazon, deverá optar entre o FBA (Fulfillment by Amazon) e o FBM (Fulfillment by Merchant), que são dois modelos logísticos e que irão impactar o seu sucesso nesta plataforma. Neste artigo iremos analisar as diferenças, as vantagens e as oportunidades de cada um dos modelos, para que possa identificar a estratégia que está mais alinhada com os seus objetivos.

1. O que é o FBA e o FBM?

‍FBA é a sigla inglesa de “Fulfillment by Amazon” e não é mais do que um serviço prestado pela Amazon em esta que é responsável pelo armazenamento, embalamento e envio dos produtos aos clientes, em nome do vendedor. Além disso, a Amazon também trata das reclamações e das devoluções existentes, simplificando toda a operação para os vendedores. Este método inclui o serviço Amazon Prime, onde é garantido uma entrega dos produtos em 2 dias, ou menos.

No Fulfillment by Merchant (FBM), os vendedores são responsáveis pelo processo de armazenamento, embalagem e envio dos seus produtos para os clientes. Esta opção é ideal para os vendedores que preferem gerir diretamente as suas operações logísticas ou para aqueles cujos produtos são pesados e de grandes dimensões, permitindo assim a redução de custos logísticos.

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2. Quais são as diferenças entre o FBA e FBM?

Para que possa escolher entre o FBA e o FBM, deverá ter em conta vários fatores incluindo o tempo e custos operacionais, o controle e gestão logística, bem como a estratégia de crescimento do seu negócio.

2.1. Vantagens do FBA

  • Logística: A logística é simplificada, dando aos vendedores mais tempo para se focarem no crescimento do seu negócio. Além disso, não necessitam de espaço físico própiro para armazenarem os seus produtos.
  • Amazon Prime: No FBA os produtos vendidos qualificam-se automaticamente para a Amazon Prime, aumentando a sua visibilidade com a obtenção deste serviço.
  • Envio: o FBA conta com a infraestrutura logística da Amazon, onde são oferecidos prazos de entrega rápidos e de confiança.
  • Reclamações e Devoluções: A Amazon trata todo o processo, reduzindo a carga operacional do vendedor nestas áreas.

2.2. Vantagens do FBM

  • Maior Controlo: Neste método os vendedores possuem maior controlo sobre o seu inventário e de todo o processo de envio.
  • Redução de Custos: O FBM poderá ser mais económico para determinados produtos, já que irá estar isento de taxas de processamento FBA e das taxas de armazenamento.
  • Versatilidade: O FBM adapta-se melhor a produtos únicos e personalizados, assim como a produtos volumosos e pesados.
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3. Qual o método a escolher: FBA ou FBM?

A escolha entre o FBA e o FBM baseia-se numa decisão estratégica. Comece por avaliar os seus objetivos de negócio e decida se prefere a eficiência ou o controlo. Depois deverá examinar os seus recursos relativamente às infraestruturas para armazenar e gerir os seus envios.

Também deverá considerar o seu volume de vendas, pois produtos com alta rotação de stock são beneficiados pelo método FBA, já que estes são expedidos de forma imediata e num prazo bastante curto pela Amazon. Além disso, deverá ponderar se tem capacidade para expedir centenas ou milhares de produtos todos os meses para diferentes moradas.

Se os seus produtos forem muito volumosos ou pesados, talvez a melhor opção seja o FBM, já que irá poupar em custos elevados por armazenar esses produtos nos armazéns da Amazon. Se vender produtos personalizados ou por medida, o FBM também será uma boa escolha, já que o produto terá que ser adaptado à escolha do cliente.

4. Estratégia híbrida: O melhor dos dois mundos?

A Amazon permite que os vendedores vendam os seus produtos tanto pelo método FBA como pelo FBM, mesmo que os produtos seja exatamente os mesmos. Existem várias razões pela qual poderá querer vender pelos 2 métodos.

a) Ao vender produtos pelo método FBA, haverá um dia em que ficará sem stock, pois nem sempre é possível determinar com precisão a data em que ficará sem stock. Para evitar esta situação, poderá terá algumas unidades do seu lado para enviá-las aos clientes através do FBM, enquanto os seus produtos são enviados para os armazéns da Amazon para serem vendidos pelo método FBA.

b) Se possui produtos pequenos e leves poderá utilizar o FBA, já que as taxas da Amazon são baixas. Por outro lado, se tiver produtos de grandes dimensões e pesados, poderá utilizar o FBM para maximizar os seus lucros.

c) Se tiver produtos com baixa rotação de stock, poderá utilizar o FBM para evitar taxas de armazenamento de longa duração. Para produtos com elevada rotação, utilize o FBA para que possam ser despachados de forma rápida para os seus clientes.

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5. Conclusões

A escolha entre o FBA e o FBM irá definir a sua estratégia de vendas na Amazon. Por um lado, o FBA oferece simplicidade, praticidade e escalabilidade, ideal para crescimento rápido do seu negócio. Por outro, o FBM garante maior controlo sendo vantajoso para produtos pesados e de grande volume.Deverá avaliar o seu volume de vendas, as dimensões do produto e as expectativas dos clientes para que possa selecionar o método mais eficaz.

Uma abordagem híbrida poderá ser uma opção alternativa de forma a otimizar resultados. A decisão entre o FBA e o FBM irá impactar diretamente a experiência dos clientes, bem como a sua lucratividade, por isso analise bem todas as possibilidades para que o seu negócio cresça e tenha sucesso.

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