AAmazon é sem dúvida a maior plataforma de comércio eletrónico do mundo, processando cerca de 1,6 milhões de encomendas todos os dias. No entanto, a maioria das pessoas associa as vendas da Amazon a produtos físicos, e não a produtos digitais que podem, de facto, ser criados e comercializados por qualquer pessoa.
Todos aqueles que vendem na Amazon têm acesso a um mercado global, beneficiando imensamente da procura de produtos por parte de milhões de pessoas. Esta procura aplica-se tanto a produtos físicos como a produtos digitais, tendo esta última a vantagem do acesso instantâneo (através de downloads) e da inexistência de taxas de envio.
Assim sendo, quais são os produtos digitais mais vendidos na Amazon, e como é que pode aproveitar a plataforma da Amazon para criar e vender arte digital, além de estabelecer um fluxo constante de rendimentos passivos?
Porquê vender produtos digitais na Amazon?
Ao vender produtos digitais na Amazon irá obter vários benefícios, tais como:
- Rápido início da atividade – Ao contrário daqueles que vendem produtos físicos, você poderá começar a vender produtos digitais de forma imediata.
- Baixo investimento inicial – Você não precisa de investir em inventário, em arrendar um espaço de armazém, em logística, ou em funcionários.
- Margens altas – Devido ao facto dos produtos serem infinitamente escaláveis, você poderá vender, por exemplo, um desenho digital centenas ou milhares de vezes, onde a margem de lucro é muito superior comparativamente ao envio de cópias físicas.
- Rendimento passivo – Depois de enviar o seu produto digital para a Amazon, este será vendido de forma automática, proporcionando um rendimento totalmente passivo.
- Audiência global – Com milhões de pessoas pesquisando diariamente produtos na Amazon, os criadores de conteúdos digitais possuem uma oportunidade única de aceder a um público que anda à procura de produtos semelhantes aos seus.

O que é a Amazon Digital Services?
A Amazon Digital Services é a divisão da Amazon que trata da entrega de produtos digitais ao cliente, desde os produtos internos como Amazon Drive, Amazon Prime Video e Amazon Music até aos produtos externos como Kindle Direct Publishing (KDP) e Kindle Reading Experience.
Se pretende vender produtos digitais na Amazon, seja escrever um livro ou criar infográficos, o sítio certo para fazê-lo será através da Amazon Digital Services, onde passará a disponibilizar os seus produtos aos seus clientes.
Quais são os produtos digitais mais vendidos na Amazon?
Se não sabe por onde começar, deixamos aqui alguns exemplos de produtos digitais que você poderá criar e oferecer aos seus clientes. Tudo dependerá da sua aptidão e criatividade.
1. E-books
A Amazon Kindle é de longe a maior plataforma de e-books do mundo, com milhões de títulos em oferta. A maioria dos formatos é suportado, incluindo o PDF.
Pode escrever um e-book sobre qualquer tema. Não tem que escrever livros apenas de ficção ou de negócios. Seja criativo e publique livros didáticos, guias de viagem, estudos de caso, livros infantis, ou seja, qualquer tema que possa ser interessante para o seu público-alvo.
2. Arte digital
A Amazon Merch é uma ótima plataforma para artistas e designers gráficos que pretendem fundir produtos digitais em produtos físicos.
Tudo o que precisa de fazer é enviar a sua arte digital para a Amazon Merch, e esta será impressa automaticamente em t-shirts ou outros produtos físicos. Com este serviço, você não precisa de lidar com inventário ou com a logística, pois os produtos finais serão enviados diretamente para os clientes através dos serviços da Amazon.
3. Música
Um dos segmentos da Amazon Music é a plataforma com o nome TuneCore, que permite aos músicos fazerem upload e venderem as suas músicas em mais de 150 lojas espalhadas por todo o mundo (como é o caso do iTunes e do Google Play). Também é possível utilizarem serviços de streaming, tal como Amazon, Spotify, Apple Music.
Para utilizar o TuneCore, basta criar uma conta, enviar a sua música e obter a aprovação.
4. Software
Se sabe programar e criar software, então poderá vender uma enorme variedade de aplicações móveis, templates e layouts de sites na Amazon Appstore. Embora a comissão da Amazon sobre as vendas seja de 30%, continuará a ter lucro uma vez que irá ter maior alcance ao utilizar uma das maiores plataforma de comércio eletrónico do mundo.
5. Cursos digitais
Uma outra categoria de produtos digitais, que poderão ser vendidos na Amazon, são os cursos online. Para tal, poderá filmar e explicar a área que domina, como por exemplo praticar ioga, fotografar, desenhar, criar receitas, etc., criando assim um produto digital que poderá vendido on-line para milhares de pessoas.

Como vender produtos digitais na Amazon
Se está a começar a sua jornada como criador digital, e gostaria de transformar as suas aptidões em rendimento passivo, a leitura de alguns livros bem como a visualização de vídeos sobre este tema serão bastante úteis no sentido de familiarizar-se com este tipo de indústria.
3 passos para vender produtos digitais na Amazon
Para garantir que o seu produto digital tenha a maior probabilidade de sucesso na Amazon, deverá seguir estas 3 simples etapas:
1. Pesquisar
Quando tiver em mente um produto digital para ser criado, deverá primeiro pesquisar e descobrir como é que outras pessoas vendem produtos semelhantes. Para isso, despenda algum tempo na pesqusia de palavras-chave relavantes ao seu produtos, e analise os resultados de pesquisa. Faça anotações dos títulos, descrições e imagens usadas por outros vendedores.
Algumas ferramentas online fornecem análises detalhadas sobre o mercado da Amazon que pretende entrar. Em alternativa poderá contactar-nos, pois prestamos este serviço aos nossos clientes.
2. Criar o produto
Depois de reunir toda a informação do ponto anterior, está na altura de criar e ajustar o seu produto com base nas necessidades do seu público-alvo.
Tenha em atenção de não despender muito tempo na criação da ideia perfeita, na sua primeira tentativa. O melhor será lançar um produto minimamente viável e analisar a resposta do mercado, melhorando-o aos poucos, em vez de passar meses projetando um produto sem saber qual será a resposta do mercado.
3. Carregar o ficheiro
Quando o seu produto estiver pronto para ser exposto na Amazon, terá que criar uma conta de vendedor, escolhendo um plano Individual ou um plano Profissional. O plano Individual fará mais sentido se vender menos de 40 unidades por mês (pagará 0,99€ por cada produto vendido), enquanto que se vender 40 ou mais unidades, será preferível escolher o plano Profissional uma vez que pagará 39,00€ mensalmente, independentemente do número de produtos vendidos.
De seguida, terá que criar a lista do seu produto, colocando uma descrição atrativa e adicionando fotos (ou maquetes de design) dos seus produtos. Nesta lista, para obter um melhor posicionamento face à concorrência, deverá utilizar as palavras-chave obtidas no ponto. Por fim, carregue os ficheiros dos seus produtos e comece a promovê-los nas suas redes sociais ou através de anúncios pagos.
Apesar da criação das listas dos seus produtos digitais na Amazon não despender muito tempo, construir um negócio sustentável e lucrativo não é fácil e implica realizar alguns testes e ajustes.