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Como Vender na Amazon a Partir de Portugal

vender na amazon a partir de portugal

Nos últimos anos, a Amazon consolidou-se como a maior plataforma de comércio eletrónico do mundo, com milhões de clientes e uma reputação de elevada confiança para o utilizador. Para empreendedores e empresas portuguesas, vender na Amazon já não é apenas uma oportunidade mas uma estratégia inteligente para escalar os seus negócios, alcançar novos mercados, diversificar os canais de vendas e aumentar as suas vendas de forma consistente.

Apesar da Amazon não possuir armazéns de distribuição em Portugal, nem de ter um site com domínio “.pt”, qualquer vendedor português pode vender os seus produtos através da Amazon Espanha ou de outros países onde a Amazon está presente, aproveitando a sua infraestrutura de logística para alcançar mais clientes.

Neste blog explicamos de uma forma simplificada os passos que deve dar para começar a vender na Amazon, escolher o modelo de venda ideal, criar as suas listas de produtos e crescer de forma sustentável nesta plataforma.

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1. Porquê que vender na Amazon, a partir de Portugal, é uma boa ideia?

Ao colocar os seus produtos na maior plataforma de e-commerce do mundo vai passar a ter vários benefícios:

  • Acesso imediato a milhões de clientes em toda o mundo.
  • Plataforma confiável, com credibilidade estabelecida há muitos anos.
  • Baixo investimento inicial quando comparado com a criação de uma loja online própria.
  • Ferramentas de marketing integradas e gestão de logística simplificada (se utilizar o método FBA – Fulfillment by Amazon).
2. Criação da conta de vendedor

O primeiro passo consiste em tomar a decisão de vender os seus produtos na Amazon. Se este passo já está dado, então o próximo será criar a sua conta de vendedor. Para isso deverá:

  1. Aceder ao Seller Central da Amazon Espanha. Se pretender vender noutro país, aceda ao site da Amazon desse país, e em rodapé clique em “Vender na Amazon”.
  2. Escolher o tipo de conta pretendido:
    Conta Individual – ideal para testar o mercado, até 40 vendas/mês.
    Conta Profissional – para quem quer escalar, sem limite de vendas e com acesso a ferramentas avançadas.
  3. Preencher os dados obrigatórios:
    ● Documento de identificação
    ● NIF ou IVA intracomunitário (se aplicável)
    ● Dados bancários e cartão de crédito
    ● Endereço de faturação, número de telemóvel e email (crie uma conta de email dedicada para a Amazon, pois vai receber muita informação).
como criar uma conta na amazon
3. Escolha do modelo de logística: FBA vs FBM

Agora que já registou a sua conta de vendedor, deverá decidir qual o modelo de logística que pretende escolher. Ambos têm as suas vantagens e desvantagens, sendo possível optar pelos dois métodos, caso faça sentido:

FBA (Fulfillment by Amazon): A Amazon armazena os seus produtos nos armazéns da mesma. Sempre que houver uma venda, a Amazon irá embalar e enviar os seus produtos aos clientes.
Vantagens: maior visibilidade, tempos de entrega menores, elegibilidade para Prime, logística e apoio ao cliente suportado pela Amazon.
Desvantagens: mais dispendioso, menos controlo do inventário.

FBM (Fulfillment by Merchant): O vendedor é responsável por gerir as encomendas, ou seja, terá que embalar o produto e enviá-lo aos clientes, assim como lidar com o apoio ao cliente, devoluções e reembolsos.
Vantagens: Menos dispendioso, maior controlo do inventário.
Desvantagens: maior carga de trabalho a nível de logística, tempos de entrega maiores, apoio ao cliente, lidar com devoluções e reembolsos.

4. Criação listas de produtos que vendem

Para vender os seus produtos na Amazon deverá criar listas de produto onde constará toda a informação de cada produto. Cada lista de produto é constituída por:

  • Imagens – Criefotografias de alta qualidade e com grande resolução (1500 pixeis ou mais), mostrando o produto em diferentes ângulos, indicando as suas dimensões e características, e ambientes ao vivo com o produto a ser utilizado.
  • Título – Este deve ser claro e incluir as palavras-chave que os clientes realmente procuram. Utilize o máximo de carateres permitidos pela Amazon para que a sua lista seja indexada para várias keywords e suba no ranking da sua categoria.
  • Bullet points – Estes devem ser persuasivos, mostrando as vantagens e características que torna o seu produto superior ao da concorrência.
  • Descrição – Ao descrever o seu produto em detalhe, foque nos benefícios, e não apenas nas características do mesmo.
  • Backend ou Generic Keyword – Preencha este campo, inserindo palavras-chave relevantes ao seu produto. Não repita palavras que já colocou no seu título, bullet points ou descrição, e separe cada palavra por um “espaço”. Não insire nomes de marcas concorrentes.
    Este campo é fundamental para que a sua lista suba no ranking mais rapidamente, e alcance, eventualmente, a primeira página da sua categoria.

No caso de vender produtos de outras marcas, provavelmente as listas desses produtos já estão criadas, e nesse caso só terá que indicar na sua conta de vendedor que pretende vender esses produtos, indicando o modelo de logística pretendido, o número de unidades disponíveis (FBM), o custos e tempo de envio, etc.

estrategia para aumentar as vendas na amazon
5. Estratégias para aumentar vendas e visibilidade

Depois de criar as usas listas de produtos, e estarem bem otimizadas, deverá dar outros passos para que comece a vender:

  • Publicidade na Amazon (PPC) – Crie campanhas de publicidade para colocar as suas listas de produtos na primeira página. Comece por criar campanhas Sponsored Products, automáticas e Broad, para adquirir novas palavras-chave e colocá-las na sua lista de produto. Numa fase mais avançada crie campanhas Sponsored Brands e Sponsored Display.
  • Promoções e cupões – Estes servem para atrair novos clientes e estimular as compras, através dos descontos estipulados.
  • Avaliações positivas – Peça aos seus compradores que lhe façam uma avaliação do seu produto, sem infringir as regras da Amazon. É fundamental que obtenha avaliações de forma constante, e que estas tenham um rating de 4.3 ou mais estrelas.

A+ Content – Para melhorar a apresentação da sua lista de produto, e aumentar a sua conversão, crie módulos do A+ Content e do Brand Story. Estes permitem inserir mais texto, novas imagens, carrosséis de imagens, vídeos, criar tabelas comparativas, criar perguntas e respostas, e muito mais. Para ter acesso a este conteúdo adicional, deverá ter uma marca registada e inseri-la na Amazon Brand Registry.

6. Expansão para outros mercados

Com uma única conta profissional, poderá vender em todos os marketplaces europeus da Amazon, que inclui os seguintes países: Espanha, França, Alemanha, Itália, Países Baixos e outros mais.

A logística da Amazon facilita imenso esta expansão, e como tal, poderá enviar todo o seu stock para um armazém central (Espanha por exemplo) onde os seus produtos serão distribuídos por toda a Europa. Se decidir vender no Continente Americano, o processo é idêntico, ou seja, poderá enviar os seus produtos para os armazéns da Amazon nos EUA, e as vendas provenientes do Canadá e do México serão enviadas automaticamente pela Amazon. A Amazon US é de longe o maior mercado de todos os países, sendo muito apetecido pelas empresas, no entanto a concorrência é maior e os custos logísticos também.

expandir a sua marca globalmente na amazon
Conclusão

Vender na Amazon a partir de Portugal é hoje mais acessível do que nunca. A Amazon dispõe de uma plataforma com funcionalidades e ferramentas que nenhuma outra possui, e a sua vasta rede de logística e de transportes permite-lhe expandir o seu negócio internacionalmente de forma rápida e sem grandes complicações.

Com a estratégia certa, poderá alcançar mais clientes provenientes de vários países, aumentar as suas vendas e dar a conhecer a sua marca a nível internacional.

O segredo está em começar pequeno, otimizar continuamente as suas listas de produtos e campanhas de publicidade, reinvestir o seu stock e marketing, aumentar a gama de produtos e expandir-se para outros países.

Se tiver dúvidas ou questões, fale connosco, estamos aqui para ajudar!

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