Vender no maior marketplace do mundo pode ser um negócio lucrativo. No entanto, a maioria dos novos vendedores cometem muitos erros que podem custar a sua lucratividade ou até mesmo o seu negócio. Se está a pensar em começar a vender os seus produtos na Amazon, leia primeiro este blog para evitar cometer esses erros. Vejamos então quais são os 10 erros mais comuns que os vendedores da Amazon devem evitar a todo o custo.

1. Análise prévia do mercado e do produto
Antes de lançar um produto na Amazon é importante analisar o seu nicho de mercado e se o produto que vai vender tem procura e pouca concorrência. No caso de existir muita concorrência, deverá analisar se o seu produto é superior à mesma em termos de qualidade, características ou funcionalidades.
Infelizmente vários vendedores portugueses lançam os seus produtos sem primeiro terem efetuado esta análise, resultando num fraco desempenho de vendas. Por este motivo, na Amazing Boost fazemos uma análise gratuita ao seu negócio para que fique a par do seu mercado, concorrência e potencial de vendas antes de lançar os seus produtos.
2. Não ter em atenção o apoio ao cliente
Um dos fatores mais importantes em qualquer negócio é o atendimento ao cliente. Na Amazon o mesmo se aplica!
De facto, são várias as estatísticas sobre os vendedores da Amazon que mostram, a longo prazo, a correlação entre o suporte ao cliente e o sucesso do seu negócio. Se vende os seus produtos na Amazon através do FBA (entrega efetuada pela Amazon), então não precisa de se preocupar com o serviço ao cliente, pois a Amazon tratará disso por si.
No entanto, se utiliza o método FBM e processa as suas encomendas, então terá que estar preparado para resolver quaisquer problemas que os seus clientes possam ter de forma rápida e eficiente. O tempo de resposta é de importância primordial pois a Amazon contabiliza esse tempo, e caso exceda os limites impostos por ela, poderá ver os seus produtos suspensos, além de adquirir más reviews provenientes desses clientes e de perder clientes a longo prazo.

3. Criação de listas de produtos de fraca qualidade
A qualidade de uma lista de produto na Amazon é basicamente o que leva um utilizador a realizar uma compra. Ou seja, assim que o cliente estiver na sua lista de produto só irá comprar o seu produto se as informações fornecidas nessa página forem claras e atrativas.
Alguns dos erros que vários vendedores comentem na sua lista de produto consiste em inserur imagens pixelizadas e de baixa qualidade, descrição do produto de dificil compreensão, falta de otimização de palavras-chave, não indicar as características e benefícios do produto, e, mais importante, falta de foco na forma como o cliente irá beneficiar ao adquirir o seu produto.
Por outro lado, uma lista de produto que seja apelativa venderá os seus artigos como pãezinhos quentes. Também precisa de garantir que todas as informações inseridas são precisas e corretas. O principal objetivo da Amazon é proporcionar aos seus clientes uma experiência de compra de alto nível e, se a sua lista de produto não estiver alinhada com esse objetivo, então terá dificuldades em obter tráfego e conversões.
4. Preços de envio elevados
Um dos fatores significativos que influenciam a decisão de um cliente em comprar um produto são os custos de envio. De acordo com a Forbes, mais de 80% das pessoas que compram online estão relutantes em comprar um produto com custos de envio elevados.
Por isso, se utiliza o método FBM (fulfillment by merchant), certifique-se de que calculou as suas margens de lucro, considerando os custos de envio. Para obter as melhores taxas de entrega possíveis, pode obter orçamentos de diferentes parceiros logísticos para ver qual se adapta melhor ao seu negócio.
Em alternativa, pondere em vender os seus produtos pelo método FBA, uma vez que os seus custos de envio serão consideravelmente mais baixos e oferecem uma série de benefícios que o FBM não oferece. Alguns desses benefícios são: elegibilidade para o Amazon Prime, tempos de entrega mais rápidos e o facto da Amazon tratar do apoio ao cliente e do processamento de devoluções e reembolsos.

5. Falha no tempo de entrega
Os clientes da Amazon adoram quando os seus pedidos são entregues rapidamente. Em geral, preferem produtos entregues entre 1 a 2 dias úteis, em comparação com artigos que têm um prazo de entrega mais longo. Afinal, quem não gosta de fazer uma encomenda hoje e recebê-la em casa amanhã?
Se quer estar à frente dos seus concorrentes na Amazon, ter uma opção de entrega rápida é uma das melhores formas de o fazer. Para isso, caso utilize o FBM,, deverá certificar-se de que cumprirá com a sua palavra e entregará os pedidos no prazo que estipulou; caso contrário, os clientes poderão recusar a encomenda e deixar avaliações negativas, o que terá um impacto significativo na sua visibilidade e vendas na Amazon. Em alternativa, poderá escolher o método FBA, em que a Amazon é responsável por entregar as suas encomendas aos clientes, cujos tempos de entrega são rápidos e eficientes.
6. Lançamento do produto de forma incorreta
Lançar os seus produtos da forma correta na Amazon é tão crucial como qualquer outro passo descrito anteriormente. Não basta apenas preparar a sua lista de produto, lançar os seus artigos e deixar a Amazon fazer o resto. Na verdade, nesta fase ainda está apenas a começar. É necessário ser proativo durante toda a jornada e fazer todos os possíveis para levar os seus produtos à primeira página dos resultados de pesquisa da Amazon.
É um processo longo que envolve uma combinação de passos como lançar campanhas de publicidade na Amazon, lançar cupões e promoções, promover os seus artigos nas redes sociais, e acima de tudo, ter as suas listas de produto devidamente otimizadas com as palavras-chave corretas para que sejam indexadas e tenham uma melhor visibilidade nos resultados de pesquisa. Também será necessário obter avaliações e vendas iniciais para que o seu produto descole, utilizando o programa Vine, caso utilize o método FBA.

7. Pedir avaliações aos clientes
Um dos erros mais comuns que os vendedores da Amazon cometem é pedir aos seus amigos, familiares e parentes que deixem avaliações sobre os seus produtos. Isto deve ser evitado a todo o custo, pois é contra as políticas da Amazon solicitar avaliações que não sejam verdadeiros clientes.
É possível solicitar a um cliente que deixe uma review, mas não deverá indicar que esta seja positiva ou de 5 estrelas. O pedido deverá ser neutro, e caberá ao cliente deixar a sua honesta avaliação. Também não poderá oferecer incentivos ou brindes aos clientes que estejam dispostos a deixarem avaliações. Qualquer uma destas ações pode resultar em ações rigorosas da Amazon contra o seu perfil ou até mesmo ficar com a conta suspensa. Em vez disso, poderá optar pelo Programa Vine, caso utilize o FBA, para obter mais reviews. Se quiser saber mais sobre como obter reviews, veja o nosso blog:
Obter reviews na Amazon de forma rápida
Faça uma análise das avaliações que recebeu e considere-as como sugestões para melhorar o seu produto ou negócio (se fizer sentido).
8. Não compreender as obrigações fiscais
Existem várias obrigações fiscais que os vendedores precisam de considerar ao vender os seus produtos na Amazon. Isto depende muito dos países onde a empresa está sediada, das operações comerciais e das políticas de cada país. É crucial que esteja ciente das suas obrigações fiscais na Amazon para não ser apanhado de surpresa no futuro. É preciso ter clareza sobre os conceitos de cobrança, declaração de impostos, registo do NIF e estar ciente dos prazos. Envie mensalmente toda a documentação ao seu contabilista para que esteja tudo em ordem na sua empresa, para garantir que não existem discrepâncias e que saiba o estado do seu negócio.

9. Má gestão do inventário
Enquanto vendedor na Amazon, deverá sempre garantir que os seus produtos nunca ficam sem stock, pois isso pode levar a uma queda significativa no ranking. Se isso acontecer, perderá potenciais vendas para os seus principais concorrentes. Se este motivo não for suficientemente convincente, tenha em consideração que para voltar a subir no ranking terá que voltar a investir fortemente em publicidade para que volte a situar-se na mesma posição.
Por este motivo, deverá adquirir o hábito de monitorizar os seus níveis de stock com frequência. Utilize um software avançado de gestão de stocks para estar a par de quantas unidades tem no seu stock e garantir que o reabastece a tempo para manter o ranking das suas listas de produtos.
10. Lançar campanhas de PPC sem um estratégia adequada
Embora as campanhas de publcidade, também conhecidas por PPC, sejam uma excelente forma de melhorar a visibilidade das suas listas de produtos, a falta de conhecimentos básicos sobre o assunto poderá prejudicar seriamente as suas hipóteses de ser bem sucedido. Existem diferentes aspetos relacionados com o PPC que deve considerar antes de entrar no emocionante mundo dos anúncios da Amazon. Deve também estar familiarizado com estratégias de otimização para que possa ajustar as suas campanhas adequadamente e obter resultados positivos.
Se lançar uma campanha de publicidade sem a compreender completamente, pode acabar por perder o seu investimento sem retornos significativos. É vital que limite os seus gastos com anúncios para que a sua margem de lucro não seja afetada. Obtenha com regularidade os relatórios das suas campanhas e analise as métricas para que possa fazer as devidas correções e aumentar a sua margem de lucro.

Conclusão
Como já deve ter calculado, existem muitos processos e conhecimentos envolvidos em gerir um negócio na Amazon. Por esse motivo, é natural que muitos dos vendedores portugueses na Amazon comentam vários dos erros mencionados em cima. De facto, existem muitos outros, que até mesmo vendedores mais experientes cometem, mas que no final, o importante é resolvê-los, e se for possível, evitá-los.
Uma forma de minimizar erros, de poupar tempo e dedicá-lo a outras áreas do seu negócio, é deixar tudo nas nossas mãos. Com o nosso conhecimento e experiência, faremos a gestão de toda a sua conta de vendedor, otimizando as suas listas, gerindo o seu stock, criando campanhas de publicidade, resolvendo problemas na conta, entre muito mais. Se tiver interesse, entre em contacto connosco, o nosso objetivo é ajudar as empresas portuguesas a crescerem na Amazon!


